sábado, 31 de julho de 2010

Inverno x Alimentação

     Para a maioria das pessoas, seguir a dieta no inverno é uma tarefa complicada. Com o frio, fica mais fácil optar por alimentos mais calóricos na tentativa de "espantar" o frio. Chocolate quente, molhos mais calóricos, mocotó, feijoada, fundues, vinho, pães, massas, são várias as opções de alimentos mais consumidos nessa época do ano.
     É muito comum no inverno ganhar alguns quilinhos, visto que com o frio tendemos a consumir alimentos mais calóricos e, para complicar a situação, a reduzir a atividade física, pior para quem já está acima do peso.
     No entanto, é necessário redobrar os cuidados com a alimentação no inverno!
     Tente variar mais os tipos de salada. Nos dias mais frios, pode-se utilizar vegetais cozidos como, por exemplo, cenoura e vagem cozidas ou refogadas, lembrando sempre de utilizar mais de um tipo, deixando o prato colorido e atraente.
     Doces, frituras e molhos gordurosos devem ser substituídos por variações menos calóricas e mais saudáveis como, por exemplo, alimentos assados, cozidos ou grelhados, molhos à base de vegetais como o de tomate e manjericão. No caso dos chocolates, opte pelo tipo meio amargo, que contém menos açúcar, além de ser rico em flavonóides (substâncias antioxidantes naturalmente encontradas no cacau).
     A ingestão de água também é essencial nessa época para manter a hidratação e auxiliar no funcionamento do intestino. Alterne com chás de frutas ou ervas, de preferência, sem açúcar.
     As bebidas quentes como o café, o chocolate quente e o simples mas saboroso café com leite não precisam virar inimigos de quem está querendo reduzir o peso. Basta substituir pelas versões menos calóricas.

   --------> Alguns exemplos do quanto faz a diferença a substituição...

1 xícara de chá de ervas, flores ou frutas:

Com açúcar = 39kcal      Com mel = 18kcal     Com adoçante = 0kcal     Sem açúcar = 0kcal

1 xícara de café:

Com açúcar = 39kcal     Com adoçante = 0kcal   Sem açúcar = 0kcal

1 xícara de café com leite:

Com leite integral e açúcar= 219kcal                 Com leite desnatado e adoçante= 63kcal

Só com leite desnatado = 63kcal

1 xícara de chá de chocolate quente:

Com chocolate ao leite, leite integral, chocolate em pó e açúcar =355kcal

Achocolatado c/ leite integral = 160 kcal

Achocolatado c/ leite desnatado= 89kcal

Com cacau em pó, leite desnatado e açúcar = 123,5kcal

Achocolatado diet/light c/ leite desnatado = 105kcal


     As sopas são uma ótima opção. Para quem está em tratamento para redução de peso, a melhor opção é evitar utilizar no preparo das sopas o excesso de óleo, queijos amarelos, creme de leite, carnes com alto teor de gordura e a velha técnica de engrossar o caldo com farinha. Evite também misturar mais de um tipo de carboidrato (arroz, macarrão, batata, aipim, inhame) e a combinação carne e ovos, o melhor é usar apenas um deles. Prefira sempre as sopas caseiras ao invés das industrializadas, pois estas contém alto teor de sódio (o sal) e, muitas vezes, são mais calóricas. Cuidado para não cozinhar por um longo período, pois, assim, se perde mais vitaminas e minerais. As sopas à base de vegetais costumam ser menos calóricas, além de conter mais fibras.
     Já para quem adora um fundue, o ideal é preparar com queijos magros. Ao invés de preparar com os queijos gruyère e emmental que são mais calóricos e contém mais gorduras, pode-se utilizar o queijo mussarela para dar a consistência de queijo derretido e misturar com um queijo ricota, minas ou cottage. Para acompanhar, pão integral e vegetais crus (abobrinha, tomate cereja) ou cozidos como a cenoura e o brócolis são as melhores opções.
     No caso dos pães, substitua o pão branco pelo integral. Os integrais contém as mesmas calorias que as variedades feitas com farinha branca, mas são mais nutritivos por serem uma ótima fonte de fibras e conter mais vitaminas e minerais, além de prolongarem a sensação de saciedade.
    Mexa-se, não se esqueça da atividade física! Não deixe só pra quando o calorzinho chegar pra voltar ao ritmo dos exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário