quinta-feira, 29 de julho de 2010

Emagrecer, e agora?

     São milhareas as dúvidas que batem à cabeça de quem está iniciando o processo de emagrecimento. 
    O ideal é que a dieta seja sempre orientada e prescrita por um nutricionista, que é o profissional devidamente habilitado para isso. Além do mais, a dieta deve levar em consideração o estado nutricional, a saúde,  as necessidades nutricionais, os hábitos alimentares e o estilo de vida de cada pessoa.
    Para a auxiliá-lo na perda de peso de forma saudável e com sucesso, seguem algumas dicas:
  

  1. Evite pular refeições e fazer jejuns para tentar emagrecer mais rápido. Ficar muitas horas sem comer dificulta a perda de peso, pois o metabolismo fica "mais lento" e facilita os ataques de ansiedade para comer, resultando na ingestão em maior quantidade do que deveria. Não fique mais do que 3 horas sem comer.
  2. Inicie a refeição pela salada. Além de diminuírem a sensação de fome, as fibras dos vegetais melhoram a digestão.
  3. Prefira as carnes magras e retire, antes de cozinhar, a gordura visível das carnes e a pele de frango e peixe.
  4. Evite frituras e alimentos gordurosos para não exceder a ingestão de calorias.
  5. Evite doces, guloseimas, refrigerantes e açúcares como parte de sua alimentação habitual.
  6. Prefira os alimentos integrais: pão integral, macarrão, biscoitos, farinha, frutas com a casca, vegetais. Esses alimentos são ricos em fibras, reduzindo a sensação de fome por mais tempo.
  7. Se você não consegue aguentar ficar sem comer doces e guloseimas, evite fazer estoques de doces em casa para não cair em tentação.
  8. Não vá ao supermercado ou à padaria com fome. Tente fazer um lanche antes para que assim você não acabe comprando alimentos fora do planejado e do recomendado.
  9. Beba muita água! Pelo menos 2L de água por dia (6 a 8 copos), de preferência nos intervalos das refeições.
  10. Coma quando você sentir fome e não por estar com ansiedade. Tente identificar quando a ansiedade estiver chegando e pratique um hobby (conversar, falar ao telefone, fazer artesantato, ler um livro, digitar algo no computador, dar uma caminhada), uma atividade física, algo que lhe dê prazer e, ao mesmo tempo, desvie a sua atenção de comer.
  11. Inclua na sua alimentação legumes, vegetais e frutas. Quanto mais colorida e diversificada a alimentação, mais vitaminas, minerais e antioxidantes.
  12. Não tenha pressa para emagrecer! Você deve perder peso de uma forma saudável e orientada por um profissional. Se você está acima do peso a bastante tempo, então, para que perder todo o excesso de peso em um dia só?
  13. Evite o excesso de sal na comida e os alimentos industrializados com muito sal como, por exemplo, sopas de pacotinho, enlatados, embutidos, salgadinhos, conservas de vegetais. O sal em excesso contribui para a retenção de líquido, o famoso "inchaço".
  14. Leia sempre os rótulos dos alimentos. Isso ajudará você a realizar suas escolhas, evitando os produtos com excesso de açúcares e gorduras.

DIET:é um alimento ou bebida com quantidades insignificantes ou totalmente isento de algum nutriente.
LIGHT: é um alimento ou bebida com quantidade reduzida de calorias ou de algum nutriente quando comparado a um alimento convencional.


    15. A atividade física regular deve ser a sua aliada tanto na fase de perda de peso quando na   de manutenção. Pratique uma atividade que você  goste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário