sábado, 23 de abril de 2011

Dicas para não sair da dieta na Páscoa

       Para os loucos por chocolate, não há melhor época do ano do que a Páscoa. Ovos, barras, bombons, confeitos, trufas, ao leite, branco, amargo, com frutas secas, é enorme a variedade de chocolate disponível no mercado.
      O chocolate é uma ótima fonte de energia, confere sensação de bem estar, é rico em cálcio, mas em excesso contribui para o aumento de peso. Moderação é a palavra chave! Evite exagerar na quantidade, a recomendação de consumo é de até 30g de chocolate por dia.
      Ente os tipos de chocolate, o mais saudável é o amargo com 50 a 70% de cacau ou meio amargo, pois possui menos gordura total, gordura saturada, é rico em substâncias antioxidantes que protegem o coração e combatem o envelhecimento precoce, e também sacia a vontade de comer doces. No 2º lugar vem o chocolate ao leite e, por último, o chocolate branco que, na verdade, não possui cacau em sua composição, mas sim preparado à base de manteiga de cacau, riquíssimo em gorduras e calorias.
      Na hora de escolher o melhor chocolate para levar para casa, leia o rótulo. Os ingredientes do chocolate (e de todos os outros alimentos) ficam em ordem decrescente. Assim, quando você encontrar o açúcar em primeiro lugar, significa que esse chocolate contém grande quantidade de açúcar. Prefira aqueles que apresentam massa de cacau como o 1º ingrediente da lista, que nada mais se trata de um chocolate meio amargo.
     Cuidado com as versões diet! O chocolate diet não contém açúcar, mas em contrapartida, contém mais gorduras do que o chocolate convencional. Dessa forma, se você está em “briga” com a balança, consumir o diet, não é a melhor saída.
      Se você ganhou ou comprou muito chocolate, divida com amigos, colegas para não bater aquela culpa depois por ter saído da dieta. Congele a maior parte e deixe apenas uma pequena porção para você ir consumindo. Descongele apenas o que você irá consumir no dia. Dessa forma, é possível evitar exageros. Vale lembrar que é sempre importante conferir o prazo de validade indicado pelo fabricante. Os chocolates com recheios e frutas costumam ter o prazo de validade menor.
      Já que na época da Páscoa há uma abundância de chocolates (as vezes suficiente até para o resto do ano), o melhor é fugir das outras sobremesas. A dica é já começar o dia de Páscoa sem exageros. Faça uma café da manhã leve, com leites e queijos desnatados, pães ou cereais integrais e frutas.
     Agora, se você comeu muito chocolate, nada de fazer jejum depois! Faça refeições leves, com saladas (exagere!), frutas e alimentos integrais.









Nenhum comentário:

Postar um comentário